Casamento no campo



O casamento desde os primórdios era uma celebração diurna pois o ser humano tinha uma vida diurna , quando existia mais segurança e luz.
Os casamentos eram sempre na Primavera e no Verão , quando havia calor e tinha luz até mais tarde. As pessoas viviam mais no campo do que nas cidades e em casas ou sítios onde havia espaço suficiente para se realizar uma festa.

Os noivos passaram a casar-se em qualquer época do ano e também a qualquer hora, sendo essa uma das razões dos casamentos em ambientes fechados.
Com os tempos modernos as pessoas deixaram o campo e foram para as cidades ,o que deu origem aos casamentos em ambientes fechados e à noite e principalmente nos salões de festas pois as pessoas passaram a viver em casas pequenas ou apartamentos. E casar à noite em um salão de festas acabou virando moda.

Temos que relembrar que nossas raízes são do interior do Brasil onde os casamentos eram feitos nas fazendas, com grandes almoços, tanto na Casa Grande, como nas casas dos colonos. É uma tradição o casamento diurno no Campo e hoje em dia existe uma grande volta às tradições e costumes, esse é um dos motivos pelos quais o Casamento no Campo está tanto em moda.

Muitos noivos pensam que casando no campo irão economizar, isso é verdade em muitos casos, mas outras vezes pode até ser mais caro, tudo depende dos serviços e locais escolhidos.
Claro que o casamento no campo permite várias economias para os noivos sem perder o charme e a alegria do casamento.
Devemos sempre lembrar que o casamento não é um Megashow, mas sim a coroação de uma história de amor e o início de uma nova família.

Se alguém de sua família tem um sitio ou casa de campo bem organizada e equipada você pode pedir emprestada ou alugá-la para o evento, mas essa festa terá alguns limites pois normalmente o espaço não é equipado para uma grande festa.
Se não for o caso existem vários espaços nos arredores das grandes cidades com condições e equipamentos adequados a uma grande festa.

O Casamento no Campo permite que a cerimônia e a festa sejam mais simples, mas sem perder o charme.
A preocupação com o conforto dos convidados é primordial e indispensável nesse tipo de festa, as pessoas, tanto noivos quanto convidados vão se locomover durante um bom tempo para ir e voltar do casamento. Não podemos esquecer também de providenciar a condução do celebrante do casamento e do juiz de paz, pois muitas vezes necessitam e requerem condução para outras cidades e arredores.
Não podemos nunca esquecer que os convidados irão para outra localidade e que a viagem deixa roupas e cabelos amassados, precisando retocar a maquiagem, os convidados com fome e sede, crianças cansadas e com sede precisando ir ao banheiro, trocar fraldas, etc.

Conforto é fundamental.

Banheiros em quantidade, limpos e com produtos repostos a todo instante é fundamental.
Local para trocar fraldas das crianças. É simpático colocar nos banheiros alguns materiais de conforto aos convidados tais como, gel, laquê (as senhoras terão feito uma pequena ou grande viagem para ir ao casamento), fraldas, absorventes, bandaid, balas de hortelã, fio dental, lenços umedecidos, creme para as mãos, linha, agulha, alfinetes, fita crepe, camisinhas, e outros de sua escolha. Não recomendo remédios, pois as pessoas podem fazer mal uso ou ser alérgicas e as reações podem causar dissabores para os noivos ou para o buffet contratado.

Dar garrafinhas de água para a viagem é o brinde mais adequado para esse tipo de casamento.

O casamento no Campo dispensa muita decoração de flores quando o ambiente já tem muito verde, esse é o segredo, usar as qualidades do local, como recantos com natureza privilegiada para montar o altar, mesa de bolo, pista de dança e mesas ou lounges.
É importantíssimo haver um local coberto como alternativa para a festa e a cerimônia, pois mudanças no clima são imprevistas, não é possível pensar em local totalmente aberto e sem cobertura.

A recepção tende a ser mais longa vista que os casamentos acabam se realizando durante o dia, por isso a quantidade e a qualidade da comida e bebida e armazenamento adequado são importantíssimos.
A comida não pode ficar exposta no Buffet por muito tempo para que mosquitos não pousem na comida, refrigeração é essencial, principalmente porque os casamentos no Campo são em meses quentes, na maioria das vezes.
Muitas pessoas optam por churrasco, preferência nacional, mas não podemos esquecer que esse tipo de alimento tem exaustão difícil e acaba deixando cheiro espalhado por todo o ambiente que fica nos vestidos e cabelos das convidadas que se arrumaram para a festa.

Normalmente o Casamento no Campo é durante o dia o que favorece a escolha de uma comida mais simples.
Simples muitas vezes é mais chique, simples não significa ruim.
Não é necessário se fazer muitos pratos diferentes, mas sim uma quantidade maior de comida, pois a festa durante o dia é mais longa e as pessoas acabam comendo mais.

Caso a cerimônia do casamento seja por volta das 11 hs lembre-se que acabará na hora do almoço então sirva um coquetel leve antes da cerimônia pois os convidados terão viajado logo após o café da manhã. E após a cerimônia sirva um almoço.
Ou mesmo escolha um Brunch como serviço, mas sempre sirva um pequeno coquetel antes da cerimônia.



E você prefere que tipo de cerimônia? 

Um comentário:

  1. OLÁ ENTRA NO MEU BLOG E CONCORRA A UM TEMPLATE NO SORTEIO QUE VAI ACONTECER DIA 15 DE JULHO!
    www.mimosdacrislayouts.com

    Boa sorte!

    ResponderExcluir